Diorama histórico: banquete medieval (John Eden Studios)
O diorama é uma apresentação artística, muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento.
Os dioramas enquadram-se em diversos géneros, consoante o tema, mas os mais conhecidos são os dioramas históricos e sobre desporto.
.
Sobre uma base em relevo e um fundo que amplia a ilusão de profundidade, através de uma pintura realista ou de uma fotografia, são colocados os modelos tridimensionais à escala real ou em miniatura de modo a comporem uma cena. Todos os elementos da cena são pensados e posicionados para reforçar o realismo da apresentação.
O tradicional Presépio natalício é um diorama.
O termo “diorama” foi inventado por Louis Daguerre, em 1822. Daguerre foi um pioneiro da fotografia, o primeiro a conseguir uma imagem fixa através da acção da luz (o “daguerreótipo” (1835). No final do século XIX, o Museu Americano de História Natural surpreendeu os visitantes com os seus dioramas realistas.
.
.
Os dioramas actuais ganharam ainda mais realismo graças aos avanços técnicos e tecnológicos da produção de formas, novos materiais, electrónica e robótica. Integram as técnicas de modelismo e são hoje obrigatórios em museus, especialmente os dioramas históricos.
.