segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vamos construir ...

Uma Azenha
por Rafaela Seabra


Há séculos que a força da água é usada nos moinhos. A azenha / moinho de rodízio é um tipo de moinho movido pela força da água. A azenha possui uma roda vertical e, os moinhos de rodízio, roda horizontal, com pás (ou "penas").

A passagem da água de um rio, ribeiro ou canal, faz girar as rodas (ou rodízios) de madeira que movimentam alguns sistemas mecânicos. Em algumas azenhas, usam-se condutas (calhas de madeira, ou "copos") para forçar o movimento da roda em cima e não em baixo. O principal objectivo é fazer rodar a mó, colocada sobre uma pesada base de granito. O movimento da roda faz tremer um suporte ("tramêlo") da calheira, fazendo cair pouco a pouco o grão, do reservatório para o interior da mó, através de um orifício central chamado “olho do moinho”.
.
.
O reservatório de cereal deve ser grande para conter grão suficiente para a azenha trabalhar durante toda a noite.
.

Rodízio: roda de madeira que, ao girar por força da água, faz rodar a mó.

A mó é uma pedra de granito com a forma de um cilindro achatado, destinada a moer o cereal (milho, trigo, centeio, cevada, aveia, etc.) transformando-o em farinha. Regularmente, a mó era retirada e picada para se manter rugosa e continuar a moer bem o grão.
.
(Clica sobre a imagem para ampliar)

Tenta isto em casa!
.
Para saber mais sobre moinhos de água, clica sobre os links seguintes: moinhos de Portugal; wikipedia.
.
Fontes: Colecção de selos dos CTT sobre Azenhas Portuguesas; Desenho Etnográfico de Fernando Galhano, INIC-Museu de Etnologia, Lisboa, 1985; Rota dos Moinhos - Cinfães.