Uma Vila
Resumo elaborado a partir dos relatórios de: Marco Ferreira, Rafaela Seabra e Vanessa Cruz
Para além da criação deste blogue, um dos principais trabalhos a realizar na nossa Área de Projecto é a construção de maquetas / miniaturas à escala, de monumentos e sítios da nossa terra.
Este trabalho mobiliza e desenvolve conhecimentos adquiridos nas aulas de E.V.T, Matemática (geometria), Língua Portuguesa, História e Geografia.
Como somos oriundos de várias localidades, embora próximas, decidimos construir uma vila imaginária, com construções típicas e monumentos da região, sem esquecer os serviços e comércio próprios de uma pequena vila do interior (Junta de freguesia, igreja, café, correios, farmácia, moinho, mercearia, etc.).
Para organizar e distribuir as tarefas, formámos grupos de trabalho. Depois, escolhemos um nome para o nosso grupo e elegemos um porta-voz. Os grupos são os seguintes:
Grupo 1 - "MMS": Ana Margarida Cruz, Maria, Sofia.
Grupo 2 - "MABT": Ana Margarida Silva, Belmira, Marlene, Tiago.
Grupo 3 - "Stars and stripes": Fábio, Marco, Mathis, Sean.
Grupo 4 - "Orquídea Negra": Bruna, Rafaela, Vanessa.
De seguida, fizemos uma lista dos edifícios existentes nas nossas terras: igreja, capela, edifício da Junta, posto da GNR, farmácia, fábricas, casas de habitação, escola, café, clube recreativo, correio, coreto, mercearia/mini-mercado, lojas.
Finalmente, decidimos em conjunto as actividades a realizar por cada grupo e definimos as tarefas.
A primeira actividade será construir os vários edifícios da vila, com base em formas geométricas. Para a estrutura principal dos edifícios será utilizado o cubo.
Depois de revermos os conceitos geométricos e traçados necessários, fizemos a planificação do cubo. Cada face será uma parede e, a base, o chão. A parte superior do cubo poderá ser alterada para apoiar o telhado.
Tenta isto em casa!